PotenciarMPE
Um programa de capacitação técnica financiado pelo programa CVE 081 da Cooperação Luxemburguesa, desenhado para reforçar a competitividade das Micro e Pequenas Empresas da região de barlavento, com recurso à metodologia Formação – Ação.
A componente de formação em sala inclui orientação em diversas áreas de competência técnica, desde Ideia do Negócio, Gestão, Organização, Planificação, RH, Qualidade, Mercado, Marketing e Clientes, Formação de Preços, entre outras.
Por sua vez, a Ação Personalizada intraempresa incide sobre elementos-chave relacionados diretamente com o negócio da empresa, apostando em serviços de assistência técnica, produtos alternativos e convencionais de financiamento, licenciamentos e certificações, redes de cooperação empresarial e opções de parcerias lucrativas, entre outros.
Como funciona?
15 empresas selecionadas na região de barlavento beneficiarão de 74 horas de formação em sala, a ser orientada por um grupo de especialistas com profunda experiência empresarial, seguida de 12 horas de tutoria personalizada, estas destinadas a uma intervenção cirúrgica sobre os aspetos relevantes diagnosticados em cada empresa.
Quem pode participar?
Qualquer Micro ou Pequena Empresa com interesse em melhorar a sua competitividade no mercado regional e nacional, e que busca melhorias em termos de:
- Gestão (organização administrativa e financeira, planificação, controlo, monitoramento)
- Mercado, Marketing e Clientes
- Recursos Humanos
- Financiamento para Investimento
- Cooperação para Competitividade
Como inscrever-se?
A inscrição foi aberta num workshop de divulgação realizado em Mindelo, no dia 30 de novembro. Estiveram presentes no encontro cerca de meia centena de representantes de empresas, facto que confirma o elevado interesse e expetativas em torno do programa.
Clique aqui para aceder a ficha informativa do programa e aqui para a inscrição das empresas no programa.
O programa prevê ainda a capacitação de um grupo de consultores na metodologia de formação-acção, por um período de 2 dias, em sala, e durante as intervenções intra-empresas, também de 2 dias. Para inscrever bastará enviar este formulário e os anexos nele referenciados para o email sede@camara.cv
A data limite de inscrição é 15 de dezembro, através do envio da ficha para sede@camara.cv.
O programa é financiado pela CCB e pelo programa CV 081 da Cooperação Luxemburguesa.
- Pergunta 1 – Qual o perfil dos candidatos, quanto a setores de atividade, dimensão, origem (ilha), anos de atividade?
- Resposta 1 – Qualquer setor é elegivel, sendo privilegiadas as micro e pequenas empresas com projetos (ou ideais) claros e viáveis; tratando-se do ciclo piloto do programa, este será realizado em S. Vicente. as empresas de outras ilhas são elegíveis, desde que suportarem os eventuais custos de logística
- Pergunta 2 – Qual a estrutura e o principal objetivo do programa?
- Resposta 2 – Trata-se de uma ação de capacitação técnica, assente na metodologia de formação – ação; o programa conta com 3 fazes, sendo a 1ª de diagnostico dos participantes, a 2ª de formação em sala e a 3ª de ação intra-empresa. O objetivo principal é apoiar a empresa a solucionar os problemas ligados a sua competitividade no mercado
- Pergunta 3 – Quais são os requisitos essenciais para a seleção, dado que o formuário de incrição não é explicito nesse sentido?
- Resposta 3 – Os principais critérios de seleção são: data de inscrição, dado que serão selecionadas apenas 15 empresas; ser uma micro ou pequena empresa; empresa com projetos específicos e claros; a seleção dos candidatos será concluida na fase de diagnóstico
- Pergunta 4 – Duração do programa e data de inicio
- Resposta 4 – o programa tem uma duração de 4 meses, com inicio marcado para 8 de janeiro de 2018