Skip to main content

Conferência de Comércio e Investimento

Ben-vindo

As relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos (EUA) remontam ao início do século XVIII, séculos antes de Cabo Verde se imaginar um dia ser país independente de Portugal. De facto, o primeiro consulado dos EUA na África Subsaariana foi inaugurado em Cabo Verde, em 1818.

Desde então, os laços entre os dois povos só se tornaram mais fortes. Hoje estima-se que o número de pessoas de ascendência cabo-verdiana a viver nos Estados Unidos1 seja superior aos cerca de 500.000 habitantes de Cabo Verde. A ligação entre os dois países está também a ser ainda cimentada a nível diplomático, como evidenciado pela assinatura do acordo de segurança entre os dois países há pouco mais de dois anos. Os Estados Unidos têm sido um parceiro importante desde os primeiros anos da independência de Cabo Verde em 1975, ajudando com assistência vital ao desenvolvimento e formação académica e profissional do povo caboverdiano.

As relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos (EUA) remontam ao início do século XVIII, séculos antes de Cabo Verde se imaginar um dia ser país independente de Portugal. De facto, o primeiro consulado dos EUA na África Subsaariana foi inaugurado em Cabo Verde, em 1818.

Desde então, os laços entre os dois povos só se tornaram mais fortes. Hoje estima-se que o número de pessoas de ascendência caboverdiana a viver nos Estados Unidos1 seja superior aos cerca de 500.000 habitantes de Cabo Verde. A ligação entre os dois países está também a ser ainda cimentada a nível diplomático, como evidenciado pela assinatura do acordo de segurança entre os dois países há pouco mais de dois anos. Os Estados Unidos têm sido um parceiro importante desde os primeiros anos da independência de Cabo Verde em 1975, ajudando com assistência vital ao desenvolvimento e formação académica e profissional do povo caboverdiano.

Ler mais

Para coroar esta frutuosa parceria de cooperação, Cabo Verde orgulha-se de ter sido o primeiro país do mundo a receber dois Compactos MCA consecutivos2 que foram ambos realizados com grande sucesso. Através da boa governação e do bom desempenho nos principais indicadores de desenvolvimento democrático e humano, Cabo Verde destaca-se como um exemplo brilhante de país bem gerido em África, país com fortes princípios democráticos, que respeita o estado de direito e regista baixa taxa de corrupção. Cabo Verde é o mais pequeno dos 15 países da região da África Ocidental (CEDEAO). Com base nos dados de classificação dos países da ONU, Cabo Verde é o primeiro e ainda o único país membro da CEDEAO até à data se graduou4 de PMA para o estatuto de País de Rendimento Médio Baixo em 2008.

O país tem sido elegível para participar no quadro da AGOA desde o início do importante programa de incentivos de trocas comerciais EUA-África. Embora Cabo Verde não tenha sido capaz de tirar partido dos privilégios concedidos ao abrigo desta Lei do Congresso dos EUA, o atual governo pretende criar condições favoráveis para aproveitar ao máximo as oportunidades de promover e desenvolver o Comércio e o Investimento com os Estados Unidos. Para tal, a possibilidade de parceria com a Florida, em geral, e Miami, em particular, para promover o comércio e o investimento, oferece uma oportunidade singular que beneficia mutuamente as duas partes.

Por outro lado, a Flórida tem historicamente olhado para a América Latina, a Europa e, mais recentemente, para a Ásia, a procura de parceiros para promover Comércio Externo e Investimento. Porém, é boa hora de encontrar novos parceiros para procurar novas oportunidades de crescimento do negócio em águas ainda não navegadas.

África é conhecida pelos seus vastos jazigos de recursos naturais e minérios que fazem do continente um grande player no comércio e investimentos internacionais. À medida que os principais países do mundo estão a tomar conhecimento, África revela inúmeras oportunidades ainda por explorar para empresas e investidores internacionais, em grande parte devido à abundante reserva de recursos naturais, ao vasto jazigo de população jovem e à rápida urbanização e crescimento. É o continente que oferece oportunidades de crescimento mais promissoras no comércio e no investimento, tanto hoje como no futuro, nomeadamente com a implementação da AcFTA (Africa Continental Free Trade Area). Não é, pois, de estranhar que a Flórida esteja a olhar para o Leste, através do Oceano Atlântico, para promover os seus objetivos comerciais e de investimento. Para tal, Cabo Verde oferece uma oportunidade singular para a Flórida prosseguir o seu interesse comercial e de investimento em África com um país parceiro confiável, ao mesmo tempo que permite também a Cabo Verde promover o seu objetivo de vir a ser um importante centro logístico e de negócios no Atlântico médio e bem assim uma porta privilegiada de entrada para a CEDEAO.

Conceito Geral

Para aproveitar esta oportunidade e operacionalizar o caminho a seguir na iniciativa de promover o comércio e investimento entre Cabo Verde e Florida, propõe-se a implementação de três eventos sequenciais a curto prazo. Dois destes eventos serão realizados em 2022 ao passo que o terceiro será no início de 2023. Para garantir o máximo sucesso, prevê-se que cada evento será baseado nos resultados do evento anterior, e assim sucessivamente, até culminar com a Cimeira de Alto Nível no início de 2023.

Os três eventos seriam espaçados com cerca de seis meses de distância e faseados para assegurar a continuação do ímpeto, até chegar a grande Conferência Cimeira. Esses eventos serão organizados sob os auspícios do Primeiro-Ministro e pilotado por Cabo Verde ThinkTank em parceria com a Autoridade Especial para a Zona Económica de São Vicente (ZEEMSV) 6 e Cabo Verde TradeInvest, em colaboração com as duas Câmaras de Comércio do país. A organização do lado da Flórida será liderada por Enterprise Florida e por AGOA CSO Network Secretariat, em colaboração com o Africa Trade Development Center.

Primeiro Evento

O primeiro evento será uma Missão Avançada a ser organizada no Mindelo, Cabo Verde, de 28 a 29 de março de 2022. A Missão Avançada será um evento de dois dias destinado a aproximar os principais protagonistas uns dos outros, forjar relações institucionais, explorar oportunidades de investimentos e iniciar o diálogo e envolvimento, com foco em capitalizar “as oportunidades mais palpáveis”.

Tendo em conta os constrangimentos de viagem e logística impostos pela pandemia Covid-19 em curso, é prudente planear uma Conferência de 2 dias a organizar através de um formato híbrido, tanto com presença física como virtual para aqueles que porventura não possam estar fisicamente presentes no evento. A cidade do Mindelo na ilha de São Vicente é o local mais adequado para acolher este primeiro evento dadas as iniciativas em curso nos setores da economia marítima e do turismo, entre as quais se assinala a primeira Zona Económica Especial do país, o International Business Center (CIN), um terminal de cruzeiros, em construção, e o primeiro Hotel Sheraton de 5 estrelas a ser construído em Cabo Verde por investidores norte-americanos.

Prevê-se que cinco MOUs serão assinados no evento. Estes centrar-se-ão principalmente na cooperação e capacitação institucionais, criando um sólido quadro estruturante capaz de traçar um curso programático e orientar o caminho para implementar a iniciativa de promoção do Comércio e Investimento entre Cabo Verde e o Estado da Flórida.

Agenda

Dia 1, Período 1 (8:30 -10:30)

(8:30-9:00) Recepção dos participantes

  1. Intervenção de Boas-vindas do Presidente da Câmara Municipal do Mindelo
  2. Intervenção de Enquadramento do Presidente da Cabo Verde ThinkTank
  3. Intervenção do Representante da Enterprise Florida
  4. Discurso de Abertura do Primeiro-Ministro de Cabo Verde
  5. Coffee Break

(11:00 -13:00)

  1. Apresentação do Presidente da Autoridade da ZEEMSV
  2. Apresentação da Cabo Verde Trade Invest e CIN (International Business Center)
  3. Apresentação da Enterprise Florida
  4. Sessão de Perguntas e respostas (30 minutos)

Dia 1, Período 2 (15:00 -18:00)

  1. Apresentação sobre Oportunidades Comerciais da AGOA
  2. Visita às principais localidades da ilha de São Vicente

(19:00-21:00) Cocktail de Boas-Vindas e Música ao Vivo

Dia 2, Período 1 (09:00 -10:30)

  1. Oportunidades de Investimentos em Cabo Verde
  2. Coffee Break
  3. Testemunhos de principais investidores do sector privado na Ilha de São Vicente
  4. Sessão de Perguntas e respostas (30 minutos)

Dia 2, Período 2 (14:15 -18:00)

  1. Mesa Redonda sobre Instrumentos de Financiamento para Apoiar o Comércio e o Investimento entre Cabo Verde e Florida
  2. Cabo Verde: Uma porta de entrada privilegiada para a CEDEAO
  3. Sessão de Perguntas e respostas (30 minutos)
  4. Coffee Break
  5. Assinatura de MOUs10 entre partes-chave:
    • Cabo Verde TradeInvest e AGOA CSN Secretariat
    • Cabo Verde TradeInvest e Africa Trade Development Center
    • AGOA CSN Secretariat e as duas Câmaras de Comércio
    • Cabo Verde ThinkTank e AGOA CSN Secretariat
    • Cabo Verde ThinkTank e Africa Trade Development Center
  6. Intervenção final do Presidente da AGOA CSN Secretariat
  7. Intervenção final do Presidente da Cabo Verde ThinkTank
  8. Discurso de Encerramento proferido pelo Ministro do Mar

(19:00 -21:00) Recepção e Música ao Vivo

Contactos uteis

INSCREVER-ME

Volte mais tarde por favor