Skip to main content

DISTINÇÕES HONROSAS

Mérito Empresarial 2022

O que é?

As distinções honrosas de Mérito Empresarial são um reconhecimento da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB) às empresas associadas, cujo empenho e dedicação na materialização de atividades e projetos, com ética empresarial, servem de referência às demais empresas, e/ou contribuem de forma inequívoca para a melhoria do ambiente de negócios num setor, região e país.

Objetivos e periodicidade

As distinções, de periodicidade bienal, visam identificar, premiar e apoiar as empresas associadas da CCB. Tem ainda por objetivo dinamizar o espírito de iniciativa e distinguir os promotores, valorizando o projeto de forma integrada, de acordo com critérios assentes no potencial do negócio e no perfil dos empreendedores.

Premissas das distinções 

São automaticamente excluídas desta distinção as empresas associadas que Integram os órgãos sociais da CCB e que pertençam a familiares, em primeiro grau, dos membros dos órgãos sociais e staff executivo.

As empresas associadas deverão estar na condição de sócio ativo no ano em avaliação e ter um mínimo de 01 (um) ano de atividade.

Cronograma
  • Ciclo de avaliação: Para efeitos deste prémio as empresas serão avaliadas em relação ao exercício compreendido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021
  • Data-limite de devolução do formulário: 14 de novembro de 2022
Processo de seleção e avaliação

Para cada categoria, a CCB deverá selecionar 3 (três) empresas associadas que melhor preenchem os requisitos definidos no ponto E, as quais deverão ser subsequentemente contactadas para efeitos de elucidação sobre o processo e recolha de dados e informações através de formulário próprio, parte integrante do presente regulamento.

Os formulários preenchidos serão analisados por um Júri, a quem compete selecionar uma empresa em cada uma das 5 (cinco) categorias.

Composição do Júri

O Júri é composto por 3 (três) membros nomeados pela CCB, não devendo nenhum deles integrar os órgãos sociais desta agremiação, ser um colaborador da CCB, ou familiares destes, em primeiro grau.

As decisões do Júri em qualquer uma das 5 (cinco) categorias desta distinção é incontestável e irrecorrível.

Processo de seleção e avaliação

Para cada categoria, a CCB selecionará 3 (três) empresas associadas que melhor preenchem os requisitos definidos no ponto referente a “Categorias”, as quais deverão ser subsequentemente contactadas para efeitos de elucidação sobre o processo e recolha de dados e informações através de formulário próprio, parte integrante do presente regulamento.

Os formulários preenchidos serão analisados por um Júri, a quem compete selecionar uma empresa em cada uma das 5 (cinco) categorias.

Composição do Júri

O Júri é composto por 3 (três) membros nomeados pela CCB, não devendo nenhum deles integrar os órgãos sociais desta agremiação, ser um colaborador da CCB, ou familiares destes, em primeiro grau.

As decisões do Júri em qualquer uma das 5 (cinco) categorias desta distinção é incontestável e irrecorrível.

Entrega das distinções honrosas

O resultado desta distinção será divulgado na Gala Empresarial da CCB 2022, cerimónia a ter lugar no dia 19 de novembro, sábado, pelas 20:30, no Hotel Porto Grande.

Para o efeito, as 3 (três) finalistas de cada uma das cinco categorias serão informados pela CCB da sua condição de pré-selecionadas, a fim de marcarem presença na cerimónia de divulgação das galardoadas.

As vencedoras em cada categoria das Distinções Honrosas 2022 receberão da CCB um troféu especialmente concebido para esta ocasião e um Certificado.

Direitos de imagem

Os laureados das Distinções Honrosas 2022 autorizam, desde já, e sem qualquer ônus para a CCB, a utilização de seus nomes, imagens, e voz em quaisquer meios de comunicação escolhidos pela CCB, para efeitos de divulgação desta premiação.

Esta autorização tácita tem validade por um período de 2 (dois) anos a contar de data da respetiva distinção, e tem como propósito único o reforço da média publicitária e bem como a divulgação das atividades anuais da CCB.

Dúvidas e esclarecimentos

As eventuais dúvidas e/ou pedidos de esclarecimento sobre este processo deverão ser enviados para a CCB, através do e-mail institucional camara.com@cvtelecom.cv

Categorias

Inovação Empresarial

Reconhecer e incentivar as empresas associadas a criar e inovar através de novos produtos/serviços, processos, métodos ou modelos, aumentando o seu valor de mercado, ao mesmo tempo que propicia a geração de Spin-Off.

Mulher Empreendedora

Reconhecer o percurso empresarial de empresas lideradas por personalidades femininas no contexto associativo da CCB.

Jovem Empreendedor

Serão distinguidas empresas de jovens empresários cujos projetos apresentam caraterísticas inovadoras, disruptivas e que tragam valor acrescentado ao mercado. Os candidatos deverão ter idade compreendida entre 18 e 35 anos.

Responsabilidade Socioambiental

Reconhecer empresas associadas que têm demonstrado uma postura responsável e típica da ética empresarial, levando em conta os impactos sociais e ambientais que suas decisões podem acarretar.

São exemplos, os investimentos em sistemas produtivos que privilegiem boas praticas da economia circular (transição energética, gestão de recursos e eficiência energética), apostas em políticas de trabalho que privilegiem a inclusão social (pessoas com deficiência ou incapacidade), melhorem o ambiente corporativo, a saúde preventiva e o envelhecimento.

Fidelidade

Reconhecer, com distinção de “Fidelidade”, a empresa associada que demonstrar maior longevidade no seu percurso junto da CCB.