Skip to main content

DOTCAN - Development of Ocean Technical Capacity with African Nations

WYTEC Blue (Women & Youth Technical Capacity for the Blue Economy) é um projeto emblemático, lançado pelo instituto DOTCAN (Development of Ocean Technical Capacity with African Nations) em 2021, com o objetivo de capacitar tecnicamente mulheres e jovens no Canadá & na África Ocidental (Cabo Verde e Gana).

O projeto desenvolverá cursos nas áreas da Tecnologia Oceânica e Segurança Marítima, incluindo temáticas sobre desenvolvimento de negócios, empreendedorismo e competências essenciais para que os participantes prosperem nos sectores público, privado e em ONG.

Através de um inquérito nacional, presencial e online, o instituto DOTCAN procura interessados nacionais (clique aqui) em cooperar no projeto, ao mesmo tempo que inventaria as principais necessidades relacionadas. 

DOTCAN – Development of Ocean Technical Capacity with African Nations – é uma organização sem fins lucrativos sediada na Nova Escócia, Canadá que procura desenvolver atividades de formação cooperativa e para o desenvolvimento de negócios nas áreas das Tecnologias Oceânicas e da Segurança Marítima, ligando entidades, organizações, comunidades e indivíduos no Canadá com os seus homólogos em países da África Ocidental. 

O projeto emblemático, intitulado de “Women & Youth Technical Capacity for the Blue Economy: Growing Technical Capacity among Women and Youth in Canada & West Africa for a Safe, Secure and Sustainable Blue Economy”, foi lançado em 2021, com o objetivo de desenvolver 2 cursos híbridos e modulares destinados a especialistas da academia, dos setores público e privado e ONGs.

Para desenvolver os cursos em Canadá, Cabo Verde e Gana, as necessidades serão inventariadas em estreita parceria com as partes interessadas nacionais.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Canadá e validação do Secretário Executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI), enquanto iniciativa que se inscreve na Década da ONU para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.

Neste âmbito, a DOTCAN promove um inquérito presencial e online nacional, com o objetivo de:

  • Recolher informações críticas sobre a força de trabalho local, a representação de jovens e mulheres, a importância de indivíduos com formação local e dependência geral de capacidade/conhecimento estrangeiro;
  • Identificar interessados em se tornar membros do Comité Consultivo e/ou instrutores para o projeto WYTEC Blue;
  • Facilitar o envolvimento do DOTCAN com organizações locais, para uma melhor perceção das necessidades formativas e de competências nos sectores da tecnologia oceânica e segurança marítima em Cabo Verde.

Quer PARTICIPAR? Clique AQUI