Um caso de sucesso com o Fundo de Crescimento e Cmpetitividade – FCC
Universal Retificações é uma sociedade cabo-verdiana que tem como atividade principal a reparação de todo o tipo de motores, com especialidade em motores náuticos.
Durante muitos anos a sociedade desenvolveu as suas atividades em instalações improvisadas e exíguas, nas periferias da cidade do Mindelo, com sérias limitações diante do atual volume de trabalho, mas sobretudo face a potencialidade de crescimento num futuro próximo, considerando as perspetivas de crescimento no setor marítimo portuário.
Naturalmente se prefigurou o objetivo estratégico de restruturação, reorganização e relocalização das instalações para uma zona industrial digna e apropriada, facto que requeria estudos técnicos para a indicação das opções de viabilidade financeira do projeto e, nessa base, candidatar-se a financiamentos bancários.
Ao mesmo tempo, a empresa pretendia dotar a sua equipa de colaboradores de nomas e maiores competências ao nível de gestão, organização e qualidade, para poder responder às inquestionáveis demandas.
Com suporte técnico e financeiro do FCC
A assistência técnica financiada pela CCB, com recurso ao FCC, foi orientada pela consultora MundiServiços, e fez deste projeto um caso de sucesso, na medida em que permitiu a empresa:
- Estar à frente da concorrência ao nível da qualidade e da personalização dos serviços prestados;
- Apostar em novos serviços, nomeadamente trabalhos em série e moldes;
- Maior agressividade ao nível da divulgação da empresa com a criação de um website multilingue e publicitação a nível regional e nacional;
- Investir na formação dos colaboradores da empresa;
- Melhorar a informação de gestão da empresa;
- Obter financiamento para relocalização das suas instalações
Inuaguração da Nave Industrial
A nova nave industrial vai ser inaugurada no dia 10 pelas 17 horas, e o ato que igualmente testemunha um exemplo de empreendedorismo jovem mindelense, será presidido pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses de Pina Correia.