Skip to main content

O setor da Energia em Cabo Verde

Em Cabo Verde, o fornecimento energético exerce uma pressão significativa sobre a estabilidade macroeconómica e os seus recursos ambientais. Cerca de 80% da cobertura energética tem a sua origem em combustíveis fósseis. A maior parte é absorvido pelo setor do transporte rodoviário, aviação e marítimo. O setor dos transportes desempenha um papel decisivo a curto e médio prazos no contexto dos objetivos energéticos do país. O aumento da demanda, acrescido de meios de transporte obsoletos, leva a uma necessidade crescida de eficiência energética nesse setor.

O Plano Nacional para a Mobilidade Elétrica e o NAMA Support Project impulsionam o desenvolvimento sustentável da mobilidade elétrica em Cabo Verde – incluindo a necessidade de implementação de estruturas energéticas com base nas energias renováveis e gestão inteligente da rede elétrica – facto que favorece o intercâmbio de conhecimento e parcerias internacionais.

VI Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia

Este ano, o Simpósio realiza-se na plataforma ZOOM, nos dias 17 e 18 de novembro, subordinado ao tema “Infraestrutura Energética para a Mobilidade Elétrica em Cabo Verde, incluindo Sistemas de Carregamento e Combustíveis Alternativos”, com a colaboração de: Ministério da Indústria, Comércio e Energia; Ministério da Economia Marítima; Cabo Verde TradeInvest; Consultora alemã RENAC (Renewables Academy); Câmara de Comércio de Barlavento; Câmara de Comércio de Sotavento; Feira Internacional de Cabo Verde; Electra SA.

Nele serão transmitidas, em primeira mão, informações sobre desenvolvimentos, novidades e projetos de especialistas alemães e stakeholders cabo-verdianos, referentes à tecnologias de eficiência energética e energias renováveis e sua aplicabilidade no setor da Mobilidade Elétrica.

As 5 empresas alemãs, presentes na missão, apresentarão os seus serviços, propostas e soluções inovadoras bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Reuniões b2b entre empresas alemães e nacionais

Nos dias a seguir ao simpósio (18 a 20 de novembro) realizar-se-ão reuniões b2b pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos, através da plataforma digital MICROSOFT TEAMS. A CCILA contactará as empresas cabo-verdianas inscritas para o agendamento das b2b.

Programa detalhado

Clique aqui para ver e guardar o programa detalhado das atividades

Condições de inscrição e participação

A participação no Simpósio é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 11 de novembro e posterior confirmação pela CCILA.

Se estiver interessado numa reunião individual com uma ou mais das empresas alemãs, deverá indicar a sua escolha na inscrição.

Clique aqui para inscrever-se

A missão conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integra-se no âmbito da Iniciativa “Exportinitiative Energie”.