Balanço da última edição

+ 70 participantes

+ 44 reuniões b2b

+ de 25 empresas envolvidas

VII EDIÇÃO
Missão Empresarial Alemã de Energia

Enquadramento

Em Cabo Verde a energia é um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, devido à forte dependência do país em relação a fontes de energia primária. O rápido crescimento económico dos últimos 20 anos tem sido igualmente associado a um aumento da procura de energia, colocando desafios estratégicos e infraestruturais ao país.

Apesar do impacto da pandemia da COVID-19, a população urbana de Cabo Verde deverá aumentar mais de 92.400 habitantes até 2030, o que requer mais de 26.000 novas habitações. Ao mesmo tempo, os setores da construção civil e imobiliária são responsáveis por mais de um terço do consumo de energia mundial e quase 40% das emissões diretas e indiretas de CO2. Por esta razão, os edifícios devem ser concebidos para serem energeticamente eficientes ou restaurados de forma a corresponder a esses requisitos.

O governo de Cabo Verde identificou a utilização das energias renováveis como uma das mais principais prioridades de desenvolvimento no Programa Nacional de Sustentabilidade Energética (PNSE), enquanto, no âmbito do Projeto de Eficiência Energética em Equipamentos e Edifícios (PEEE), foram implementadas várias medidas e iniciativas na respetiva área. Assim, existem condições propícias para o intercâmbio de conhecimento e parceiras internacionais em prol do desenvolvimento sustentável do setor dos edifícios em Cabo Verde.

Neste contexto, e considerando a vasta experiência da Alemanha neste domínio, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza a VII Missão Empresarial Alemã de Energia, entre 16 – 19 de novembro de 2021, na qual se insere o VII Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia Reuniões B2B.

A missão é organizada em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI) e a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com o apoio das Câmaras de Comércio Sotavento (CCS) e Barlavento (CCB), da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) e da Electra SA.

Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia 

Reuniões B2B

O simpósio, subordinado ao tema “Eficiência Energética, incluindo Energias Renováveis em Edifícios em Cabo Verde”, realiza-se em formato digital na plataforma ZOOM, no dia 16 de novembro de 2021, em paralelo com a XXIV edição da FIC, na cidade da Praia.

Nele serão disponibilizadas, em primeira mão, informações sobre inovação e desenvolvimento tecnológico, projetos promovidos nas áreas da eficiência energética e energias renováveis, bem como a sua aplicabilidade no setor dos edifícios. 6 empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços apresentarão propostas de serviços e soluções inovadoras, para além de analisar todas as possibilidades de cooperação com empresas cabo-verdianas.

Clique aqui para consultar o programa detalhado da missão e aqui para inscrição nos eventos 

Nos dias que seguem o Simpósio (17 – 19 de novembro) serão realizadas reuniões B2B previamente agendadas e mediadas pela CCILA. As reuniões terão lugar na plataforma Microsoft TEAMS, entre os participantes alemães e potenciais parceiros cabo-verdianos.

Cada empresa interessada cabo-verdiana deverá proceder à inscrição neste site, na sequencia da qual a CCILA retornará com contatos para o agendamento dos encontros.

Conheça as 6 empresas alemãs presentes na missão: